• Natalia Baranov

Poder Além da Vida

Atualizado: 30 de Set de 2019

O filme Poder Além da vida é um filme tocante que nos ensina muito sobre superação, determinação, acreditar em si mesmo e não desistir de sonhos. (Cuidado! spoiler do filme, mas vale a pena assistir e ter seus insights)

O filme relata a história de um jovem ginasta que sonha se tornar parte da equipe Olímpica e apesar de seu momento de bom desempenho nos treinos sente muita ansiedade, tem crises de sono, dificuldade de relacionamentos com seus colegas de escola e de treino da equipe que pode vir a se tornar olímpica. (Ansiedade? Algo que quase ninguém vive nos dias de hoje não é?!)

Em uma das noites que Dan Milman não consegue dormir, ele vai há um posto de conveniência e conhece um Senhor que chama sua atenção por fazer movimentos não imaginados pelo jovem, e através da provocação aguça a vontade dele em se tornar um atleta de alto desempenho. Coincidências? Não acredito muito nelas...

Mesmo com muita curiosidade e vontade de se tornar um atleta melhor, Milman precisa entender e mudar muito sua forma de pensar e suas atitudes consigo mesmo e com os outros. O que seria apenas um atendente de posto de conveniência o velho sábio se torna seu Coach, pois o mesmo senhor o questiona sobre suas atitudes e o instiga a rever seus comportamentos.

O senhor (coach) questiona muito Milman sobre o quanto ele conhece... Essa é uma das grandes dificuldades da vida, saber quem nós somos não é...e para a dizer a verdade muitas vezes precisamos de alguém nos perguntando isso para que a gente mesmo se pergunte: Quem sou eu?

Um dos ensinamentos ao jovem e que cabe a mim e a você: Conhecimento não é o mesmo que sabedoria, a sabedoria é agir!



Para que o jovem se tornasse um atleta e um ser humano melhor ele deveria agir, reunindo as respostas certas do seu interior e que fizessem sentido para ele. Através de muitas perguntas que faziam Milman refletir profundamente sobre a sua forma de pensar e viver, seu coach o convidava para que se livrasse de todo o lixo de sua mente, tudo o que não precisava, e todos os seus vícios. Quem não tem vícios nessa vida hein? Na verdade as vezes achamos que vícios seriam cigarro, bebida, drogas, mas quem aqui não é viciado em pensar negativamente? em falar mal do chefe ou dos colegas? ou reclamar? ah reclamação se torna um vício minha gente....e tudo que é vício nos impede de subir um degrau na vida, nos tornamos presos aos nossos vícios que até para ir a um próximo passo da nossa vida as vezes fica difícil se não nos livramos das ações e pensamentos repetitivos.


Outro grande ensinamento desse filme: Só vou ser feliz quando....

O jovem dizia que ele seria feliz quando alcançasse tudo o que queria, mas o processo o mostrou que felicidade era o caminho que ele percorria para alcançar o que queria. Será que não estamos buscando uma felicidade e deixando de aproveitar o que a vida tem de melhor nesse momento?

O processo de mudança de mindset (forma de pensar e agir) do jovem mostrou como ele poderia com a força de seu pensamento primeiramente, com dedicação contínua e esforços, e algumas vezes até abrindo mão de certos hábitos que o impediam de alcançar seus objetivos, ele realmente poderia se tornar um atleta melhor, com mais agilidade e melhor desempenho. O jovem ficou empolgado com os pequenos resultados e se esforçava e refletia sobre os questionamentos de seu coach.

Porém seu maior desafio foi quando este teve um acidente que fraturou sua perna e o afastou de seu sonho em se tornar um grande ginasta. Milman pode refletir mais sobre suas ações antes do acidente e aprendeu que humildade e dedicação são fundamentais para alcançar seu sonho. Ele descobriu junto com seu coach que tudo tem um propósito e que depende de cada um encontrá-lo. Ele entendeu que raiva, ódio e violência são apenas medo e que o medo era o mal de tudo. Quem nunca reagiu as circunstâncias da vida com raiva, fez mal aos outros e a si mesmo, mas no fundo esses são sentimentos que camuflam o medo de não nos sentirmos amados e aceitos..

Ele também entendeu que as pessoas mais difíceis de serem amadas são as que normalmente precisam de mais amor.

O filme passa uma mensagem sobre ser um guerreiro...um verdadeiro guerreiro age e não reage, e que ser um guerreiro não exige perfeição ou vitórias mas aceitar suas vulnerabilidades e não deve desistir do que ele ama. Diante de tantas reflexões profundas, e entendendo que ele não tinha controle de tudo na vida, Milman se dedicava cada dia mais a se recuperar e a se tornar um atleta que ainda poderia participar das Olimpíadas.


O filme é de 2006, mas que nos passa grandes lições tão atuais em dias que nos sentimos frustrados, ansiosos e muitas vezes perdedores...fica aqui reflexões para você que leu até aqui:

A ansiedade está te paralisando ou te impedindo de ser quem você realmente quer?

Suas atitudes de ódio e raiva não te mostram que há um medo por não ser amado?

Quais vícios você acredita que te impedem de se tornar uma pessoa melhor e melhorar seus relacionamentos?

Será que você só será feliz quando alcançar algo e não está aproveitando a felicidade agora?

Será que você está se dedicando totalmente aos objetivos?

Quem é você?


As vezes evitamos responder perguntas profundas como essas, mas quando nos conhecemos, mesmo que não seja agradável de primeiro momento, é a melhor forma para nos tornarmos quem gostaríamos ser realmente...

O autoconhecimento é a maior viagem que um ser humano pode fazer....



18 visualizações0 comentário