• Natalia Baranov

Como saber se você está no caminho certo?



Bom pra quem ainda não me conhece, rapidamente um pouco da minha trajetória:

Formada em administração, carreira em finanças, sempre atuando em multinacionais, chegue onde eu queria na minha carreira. Mas ainda não era o suficiente, eu queria mais, eu queria ajudar mais pessoas, e eu queria fazer isso através de viagens, mas não era só fazer as pessoas viajar, era fazer com que elas viajassem com mais equilíbrio emocional, com mais paz interior, com mais aceitação de quem você é, então decidi abrir mão da minha carreira estável, com um salário bem gordo e uma certa estabilidade e resolvi empreender, e daí nasceu o Viagens que Transformam.

Em certa hora decidi empreender com viagens e por amar pessoas eu uni viagens com a vontade de ajudar pessoas a serem melhor, desenvolver pessoas através da inspiração das viagens. Por isso a minha agência de viagens não é só vender um pacote de viagem, mas e te escutar na essência, saber quem você é para que eu possa te ajudar com a viagem ou com o desenvolvimento humano através de ferramentas que passei anos estudando.

Mas durante meses eu me perguntava, será que estou no caminho certo? E para responder isso pra mim mesma eu resolvi fazer algumas reflexões e te dar algumas dicas para saber se você está no caminho certo.

Antes de falar sobre se você está no caminho certo (e esse caminho pode ser um trabalho, um novo negócio, uma viagem, um relacionamento, a construção de um sonho, não importa, o caminho é seu!) é importante a gente falar sobre propósito. Propósito vem do latim propositum que é a intenção de fazer algo ou deixar de fazer. Então quando a gente pensa em saber se está no caminho certo, eu te pergunto, qual é seu propósito de vida? Porque e para o que você está fazendo algo? Eu por exemplo decidi falar de desenvolvimento humano com base no coaching (que é uma das milhares de ferramentas que existem para ajudar as pessoas) por meio de viagens, e se isso impactar positivamente a vida de uma pessoa no mundo já tenho a certeza de que estou no caminho certo.

Então estar no caminho certo é você saber que impactou positivamente a vida de alguém e por consequência a sua também.

Eu gosto de pensar que não existe caminho certo ou errado, mas um caminho que te leva a aprendizados, estes caminhos podem ser mais fáceis ou mais difíceis, mas não errados. Então eu te pergunto, o caminho que você está trilhando hoje está mais fácil ou mais difícil?

Alguns dos fatores que me mostram que estou no caminho certo:


· Ser quem você é: Vou falar a real, essa é muito difícil. Quantas vezes criamos um personagem na vida para agradar ao chefe, a família, ao namoradx, aos amigos, e nessa de tentar agradar todo mundo, esquecemos de quem realmente somos e ai estamos trilhando um caminho que não seja tão legal. Quando somos realmente quem somos na essência, não nos preocupando em agradar a alguém, aí sim, estamos no caminho certo. Eu sei exatamente como é difícil ser quem a gente é quando se tem tanta pressão pela sociedade (seja família, amigos, trabalho e até o estranho da rua) mas de verdade, eu sei também como é libertador ser quem eu sou. Hoje me vejo nos vídeos que faço pro meu público, nas palavras que eu uso com as pessoas que cruzam meu caminho, e ah como eu me amo e tenho paz por isso....


· Quando você se compromete com você e com as pessoas: Quando a gente começa a falar de um sonho, projeto ou objetivo, seja ele qual for, você começa a pensar: “Cara, eu preciso fazer isso, eu já falei pra todo mundo...” e se você não faz bate uma coisa ruim aqui dentro né...é porque você se comprometeu com você mesmo, e quando você deixa de fazer algo tem uma auto cobrança por isso... então quando a gente se compromete com a gente e com os outros é porque você sabe que está no caminho certo.


· Quando você está aprendendo sempre: Eu acho fantástico aprender coisas novas, isso me dá um senso de humildade de que eu não sei tudo na vida, e é muito gostoso quando descobrimos algo novo (tem até um estudo cientifico que prova que a felicidade está em dois momentos na vida, quando se supera um medo e quando se aprende algo novo, por isso as crianças vivem em constante felicidade). Estar em um caminho que te faz aprender cada vez mais e ampliar seu conhecimento seja ele técnico, espiritual, emocional ou intelectual, é um ponto que te mostra que você está no caminho certo.


· Encontrar pessoas que apoiam o teu caminho: Isso é muito louco! Porque quando você tem um sonho talvez muitas pessoas não vão te apoiar e até vão te criticar, e tá tudo bem com isso, faz parte do processo, mas parece que quando você está no caminho certo, pessoas certas aparecem no seu caminho como mágica para te incentivar, te ajudar em algo e até mesmo fazer com que você não desista. No meu caso meu sonho de trabalhar com viagens que ajudam as pessoas a serem melhores, pode ser viajando ou através de um processo de treinamento, mentoria ou coaching, era uma loucura pra muita gente, mas nos dias que eu mais estava desanimada ou a ponto de desistir, alguém aparecia no meu caminho e me dizia: Natalia isso é o máximo, adoro seus posts e textos, continue fazendo seus vídeos, eu acho que seu projeto tem tudo pra dar certo. Então quando isso acontecer, mesmo que não seja milhares de pessoas, mas as pessoas certas que aparecerem no seu caminho, saiba que você está no caminho certo!


· Quando você faz algo que não vai beneficiar somente você, mas outras pessoas. Para mim esse é o mais importante! Fazer algo que não vai fazer bem somente a você, mas a outras pessoas (seja ela família, amigos, colegas do trabalho, pessoas do bairro, cidade ou até mesmo uma nação) é algo que já está fadado ao sucesso! Quando você impacta positivamente a vida de outras pessoas além de você, então com certeza você está no caminho certo!


· No fundo no fundo você sabe que esse é o caminho. Mesmo que as coisas as vezes não deem certo, você tem fé que uma hora vai dar certo e isso é estar no caminho certo. Pode ser que você precise ajustar uma coisa ou outra, as vezes abrir mão de algo menor agora, para atingir o objetivo maior la na frente, mas você está no caminho.


· Por fim seguir a sua intuição: A intuição não é algo místico, como algumas pessoas pensam, mas a soma das suas experiências que podem te mostrar que isso pode resultar em algo bom ou ruim. Então se tem algo aí pulsando na sua cabeça, dia e noite para que você ponha a mão na massa e faça a coisa acontecer, essa intuição está já te mostrando que você está no caminho certo.



Se você, gostou desse post, e achou que te impactou positivamente ou pode impactar positivamente outras pessoas, deixa um comentário e marca aqueles seu amigo, familiar ou conhecido que está em dúvida se tá no caminho certo ou não.

9 visualizações0 comentário